segunda-feira, 16 de agosto de 2010

***Clipping*** Mercado de Previsões no Jornal Valor Econômico

Oscar, Bin Laden e Kaká

Um dos mais conhecidos sites de "predicition markets" lá fora é o Hollywood Stock Exchange, que faz previsões sobre os prováveis ganhadores do Oscar. No Brasil, Audrey Peres criou o portal Mercado de Previsões, há dois anos, dentro da incubadora da Universidade do Vale dos Sinos (RS) e com financiamento da Finep. Ali é possível apostar dinheiro virtual em questões sobre cinco temas: política e economia, esporte, entretenimento, mundo, ciência e tecnologia. Há de tudo: Bin Laden reaparecerá em 2010? Qual candidato a presidente ( do Brasil) terá mais votos? Kaká voltará a jogar em 2010? E assim por diante.

O mercado de previsões é uma ferramenta que pode ser utilizada por empresas para saber a melhor data para lançamento de um produto, expectativa de vendas para determinado período e outros assuntos. O Google, por exemplo, vem utilizando a metodologia de "prediction market" internamente. A empresa, aqui no Brasil, não se manifesta sobre o assunto, mas uma publicação da consultoria McKinsey, de 2008, revela que um dos temas submetidos à opinião coletiva foi sobre a possibilidade de crescimento do número de usuários do Gmail. Há relatos também de utilização pela Motorola e HP. No Brasil, a Natura diz que estuda o assunto.

Com 600 usuários ativos, o Mercado de Previsões, segundo Audrey, tem apresentado um percentual de acerto de 72% nos índices econômicos desde o início do site, em 2009. Sua meta é levar a metodologia para empresas. Um dos obstáculos a ser vencido é mostrar que o mercado de previsões não é uma enquete ou pesquisa. "É algo dinâmico, como a bolsa de valores. As pessoas podem mudar de opinião de acordo com as informações que recebem. A pesquisa retrata apenas um momento."

Nas organizações, o maior desafio é estabelecer sistemas de incentivo para que haja participação frequente e quebrar a resistência dos gestores, pois a ferramenta pode colocar em cheque sua autonomia em decidir no caso de sua opinião não coincidir com a do grupo.

Fonte: Site Valor Econômico Online - 13/08/2010
http://www.valoronline.com.br/?impresso/cultura/92/6431313/oscar,-bin-laden-e-kaka

Para ler a matéria "Prever, verbo temerário" completa acesse http://www.valoronline.com.br/?impresso/cultura/92/6431308/prever,--verbo-temerario

Mercado de Previsões - O Primeiro PREDICTION MARKET do Brasil

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