quarta-feira, 26 de agosto de 2009

O futuro da Internet está na Inteligência Coletiva

O futuro da internet, por Pierre Levy

O grande pensador da internet prevê um ciberespaço mais “inteligente”, com linguagens e tecnologias que “não conseguimos entender hoje”


Nesta segunda (24), ocorreu o V Fórum de Internet Corporativa, da qual o filósofo e pensador do ciberespaço Pierre Levy foi destaque. Levy costuma ser qualificado como um otimista incorrigível na análise das novas tecnologias e é um dos principais teóricos da internet no mundo. Já no início dos anos 90, publicava obras hoje obrigatórias para quem estuda de forma mais profunda e consistente o fenômeno do ciberespaço.

Levy visualiza um ciberespaço em que será possível simular e representar a inteligência coletiva humana tal qual ela se desenvolve na sociedade offline. Quando isso acontecer, a inteligência coletiva online será o grande motor do desenvolvimento humano. Mais do que isso: quando o mundo intelectual humano for transposto para dentro da web, será possível compreender, afinal de contas, como exatamente funciona a difusão de ideias e a construção de conhecimento nas sociedades. Uma coisa Levy dá como certo: nada disso vai começar a aparecer antes de 2015.

As primeiras ferramentas de inteligência coletiva que surgiram na Internet são a base da chamada Web 2.0, entre elas estão as redes de relacionamento e os wikis. Uma das mais novas ferramentas que busca realizar previsões acuradas e identificar tendências futuras através da inteligência coletiva são os PREDICTION MARKETS. Certamente todos representam um primeiro passo na visão de Levy para o futuro da Internet.

Nenhum comentário: