A Revista Época Negócios publicou em seu site no dia 07/07/2009 a matéria "18 segredos das melhores empresas do mundo: O que fazem para se diferenciar inovadoras como Microsoft, Google, Procter & Gamble, UPS, Southwest..." escrita por Jerry Useem.
1 dos 18 segredos é o uso da ferramenta de Prediction Markets!! O autor escreveu:
Se as chamadas prediction markets – bolsas de apostas em que se medem as possibilidades de eventos futuros – podem prever resultados de eleições presidenciais e de indicações ao Oscar com precisão, por que não usá-las em empresas para identificar seus próximos produtos em destaque? A resposta: é muito mais difícil utilizar a capacidade intelectual coletiva em relação ao potencial de mercado de um produto e outras questões de negócios fundamentais do que é prever o vencedor de melhor filme.
No entanto, a Microsoft está tentando encontrar a chave, e tem desenvolvido prediction markets como uma séria alternativa para moderar mecanismos de previsão. Todd Proebsting, diretor do Centro de Excelência de Software da Microsoft, iniciou uma série de prediction markets para medir de forma mais acurada quantos bugs um novo aplicativo pode conter e para determinar com mais precisão as datas de lançamento de produtos.
Em sua primeira tentativa, Proebsting escolheu 25 programadores e controladores de qualidade entre mais de 50 pessoas que trabalhavam testando um novo aplicativo para o Windows. Por meio de uma intranet, os trabalhadores podiam comprar ações para o mês que eles acreditavam que o produto seria lançado. As ações foram avaliadas em US$ 1 cada, e o engenheiro projetou uma conta com US$ 50 para financiar as apostas. Minutos após o lançamento da intranet, a compra de ações para um lançamento em fevereiro cresceu muito, enquanto a de novembro, a data de lançamento agendada, caiu a quase zero. Foi um choque para o diretor de projeto, que em todas as reuniões e boletins por e-mail só havia escutado elogios.
Expor tais falhas de comunicação atribui aos prediction markets ainda mais valor potencial nos negócios, diz Proebsting. “A comunicação cara a cara quebra isso e as opiniões são filtradas”, diz ele. “Os prediction markets mostram onde as falhas estão e permitem desviar-se delas.” Aqui, o gerente de projeto detectou problemas antecipadamente e evitou o estabelecimento de uma crise. Com base em tais resultados, Proebsting conduziu mais duas dezenas de predições de software. Cada uma delas, diz ele, previu de forma precisa a data de conclusão do projeto. Neste caso, qual é o próximo passo para essa tecnologia que nasce em Redmond? Daniel Ling, chefe de pesquisa da Microsoft, disse que isto é apenas algo que a empresa “continua a explorar”.
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